APÓS CIRURGIA DE PRÓTESE DO JOELHO
ORIENTAÇÕES PARA O DOMICÍLIO APÓS PRÓTESE TOTAL DO JOELHO
APÓS A ALTA
- deve tomar os analgésicos (medicamentos para as dores) prescritos para evitar que as dores apareçam
- para além dos analgésicos, ser-lhe-á prescrito um medicamento “anticoagulante” que tem como objetivo prevenir os trombos venosos (coágulos de sangue nas veias) e que deve fazer durante 1 mês – conforme a prescrição médica que lhe foi entregue
- poderá continuar a fazer períodos de gelo -20-minutos de cada vez 6 a 8 vezes por dia, com uma toalha ou um pano a proteger a pele, com o objectivo de ajudar a diminuir a dor e o edema
- pode e deve continuar a caminhar sempre com o apoio das 2 canadianas e deverá continuar um programa de reabilitação na fisioterapia ou no domilicio conforme os seguintes exercícios sugeridos, a realizar 2 a 3 sessões de exercícios por dia, com 10 repetiçoes de cada exercício, 2vezes por sessão:
EXERCÍCIOS A REALIZAR NO DOMICÍLIO
CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS
- ao tomar banho não pode molhar a ferida operatória (ex. envolvendo com película aderente da cozinha, para proteger e reforçar o penso)
- a primeira consulta médica após a alta ficará habitualmente agendada para entre a 1ª e a 2ª semana após o dia da alta, só nessa altura serão retirados os pontos. (Em princípio também não haverá necessidade de cuidados de penso até ao dia da consulta. O penso só deverá ser realizado, se estiver muito repassado ou se descolar
SINAIS DE ALARME AOS QUAIS DEVERÁ ESTAR SEMPRE ATENTO
- drenagem abundante pela ferida operatória (com necessidade de troca de penso)
- aumento importante da dor no joelho ou febre
- barriga da perna abaixo do joelho muito edemaciada (inchada), vermelha e dolorosa
- falta de ar ou dor no peito
COMO VAI EVOLUÍR A SUA PRÓTESE DO JOELHO
- O grande benefício que pode esperar da sua prótese é o alívio da dor da artrose. Embora também se possam esperar ganhos de mobilidade em muitos casos, a flexão que a prótese do joelho permite nunca é igual à de um joelho normal.
- é frequente precisar de usar uma canadiana durante seis a oito semanas (esta deve ser usada no lado oposto ao operado)
- A condução de automóvel poderá ser retomada ao fim de um ou dois meses. O joelho direito, mais usado nesta atividade, pode precisar de mais algum tempo.
- Ao contrário do que muitas vezes se acredita, a atividade física correcta é benéfica. As atividades recomendadas são a marcha, natação e ciclismo. Atividades traumáticas ou que obriguem a flexão muito forçada do joelho como o futebol, ténis ou o ski devem ser evitadas.
- A literatura médica actual demonstra que 9 em cada 10 próteses do joelho ainda estão funcionais aos 10-15 anos após a cirurgia. As próteses atuais têm uma longevidade média que ronda os 15-20 anos.
- A prótese do joelho, como qualquer outra cirurgia, não está isenta de complicações, ainda que raras. Uma das mais frequentes é a infeção (muitas vezes chamada de “rejeição” em linguagem comum).
- Embora o risco de infeção seja maior no período inicial após a cirurgia, ele existe ao longo de toda a vida pelo que sempre que precisar de um exame invasivo (ex. extrações dentárias, procedimentos gastrointestinais ou urológicos) deve informar o seu médico que tem uma prótese pois poderá estar indicado fazer profilaxia com antibióticos.
Dr. Alexandre Brandão - C.P. 45901